EBARA BRASIL

A HISTÓRIA DA EBARA NO BRASIL

A EBARA Brasil, então denominada EBARA Indústrias Mecânicas e Comércio Ltda. (EIMCO) está instalada na cidade de Bauru, interior de São Paulo, desde 1975. No Brasil, a EIMCO produz uma gama completa de conjuntos motobombas submersas para poços profundos, motobombas submersíveis para esgoto e drenagem, bombas centrífugas incluindo o sistema de pressurização para atender ao segmento de construção civil além de quadros de comandos e acessórios.

A EIMCO faz parte do Grupo EBARA, sendo assim uma subsidiária da EBARA CORPORATION, empresa japonesa e uma das líderes mundiais no fornecimento de bombas e equipamentos relacionados a sistemas de movimentação de fluidos. Fomos a primeira unidade industrial criada fora do Japão e temos a maior linha de produtos no ramo, sendo nosso destaque a linha de motores elétricos submersíveis à prova de explosão para bombas de esgoto, que exportamos para os EUA, além de conjuntos para recalque de esgoto produzidos para o mercado asiático.

Construídas a partir da tecnologia japonesa, as bombas e motores submersos EBARA são reconhecidos como equipamentos da mais alta qualidade e confiabilidade, que estão constantemente sendo modernizados para adequação às exigências do mercado nacional e internacional, fatores esses que nos fizeram ser também a primeira fábrica do Grupo EBARA, fora do Japão, e a primeira do segmento de bombas submersas no Brasil, a receber a certificação ISO 9002:1994 em 30 de agosto de 1996 e desde março de 2003 nosso Sistema da Qualidade está certificado com a ISO 9001:2000.

Em dezembro de 2015, por meio da EIMCO, o Grupo EBARA adquiriu a empresa Thebe Bombas Hidráulicas Ltda, localizada na cidade de Vargem Grande do Sul, no estado de São Paulo, empresa de origem brasileira, atuante no segmento de bombas centrífugas superficiais e fundição, o que permitiu aumentar ainda mais nossa gama de produtos no mercado brasileiro.

Em setembro de 2018, ocorreu a integração das empresas EIMCO e THEBE, formando a atual EBARA Bombas América do Sul Ltda (EBAS), transformando-as em uma única empresa, que juntas serão capazes de acelerar a expansão dos negócios do Grupo EBARA no mercado sul-americano de bombas, ampliando o portfólio com produtos EBARA e Thebe, otimizando além da capacidade produtiva, também sua rede de distribuição e atendimento.

Atualmente a EBARA Bombas América do Sul Ltda (EBAS) possui aproximadamente 600 funcionários diretos e no tocante a área construída, na unidade de Motobombas  de Bauru são 7.942m² dentro de uma área total de 26.155m², já nas unidades de Vargem Grande do Sul, as divisões de Motobombas e Fundição totalizam mais de 25.000 m².

Nessas unidades se concentram produção, administração, comercial, marketing, órgãos públicos, engenharia e projetos e assistência técnica. E em busca de uma maior proximidade entre o fabricante e o cliente final, a EBAS possui filiais com depósito e escritório comercial nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste do país, operando nessa última ainda as operações de Comércio Exterior.

Através da excelência de seus serviços, a EBAS tem alcançado uma posição de destaque no mercado nacional, criando soluções eficientes que atendem às necessidades de seus clientes desde o primeiro contato até a entrega do equipamento.